quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Musical Box -17/09/2010


Na programação desta quinta, o Musical Box traz algumas das principais atrações dos anos 70 e 80 no mundo do Rock, grandes sucessos do trio formado por Sá, Rodrix e Guarabyra e uma banda do sul de Londres pouco falada aqui no Brasil, mas de muita qualidade e pegada musical, o Nine Below Zero.

Vamos conhecer um pouco mais do que vem por aí...


ROCK ANOS 70



Para começar o programa, nada melhor do que o clássico. A escolha conseguiu mesclar diferentes estilos sem deixar a pegada característica dessa época de ouro para o rock'n'roll. A set list começa com The Marshall Tucker Band, da Carolina do Sul. A banda mistura o jazz e o blues ao rock e, por isso mesmo, usa a flauta para dar a liga em suas canções. Eles fizeram muito sucesso nos Estados Unidos com sua primeira formação de 1972 a 1983 e só foram voltar em 1988, depois de superarem a morte do baixista Tommy Caldwell, e fazem apresentações até os dias atuais.

Na sequência, o rock contagiante dos Rolling Stones acendem os ouvintes. Comandada por Mick Jagger, a banda britânica já vendeu 200 milhões de discos no mundo todo e apesar de ter sido formada em 1962, tem seu auge na década de 70, invadindo as paradas norte-americanas. Em quase 50 anos de carreira, já tocaram desde o rhythm and blues até o rock psicodélico.

A terceira da noite também vem da Inglaterra. Mesmo não sendo muito conhecida no Brasil, a banda Traffic influenciou muitas outras com seu rock progressivo inovador. No início da década de 70, a som composto por pegadas de jazz e folk para formação de uma música progressiva fez a diferença e foi motivo do sucesso.

Fechando o bloco, o Musical Box viaja novamente para o sul dos Estados Unidos, onde encontra o Lynyrd Skynyrd, banda que atingiu o público mundial apenas após a morte de alguns integrantes em um acidente aéreo em 1977. O Lynyrd tem uma característica da década que não é tão encontrada nas anteriores, a pegada country, que se mistura com o hard rock. A banda se apresenta com uma nova formação até os dias atuais.



SÁ, RODRIX E GUARABYRA




Luís Carlos Sá, Zé Rodrix e Gutemberg Guarabyra foi um trio de grande sucesso das décadas de 70 e 80 que deu vida a um estilo musical, crescente na época, o chamado Rock Cultural. Um estilo de som diferente, onde nota-se a grande influência do ritmo do rock, raízes sertanejas e uma linguagem de tom poética.
O trio surge em 1971 quando Luís Carlos Sá, Zé Rodrix e Gutemberg Guarabyra decidem largar a carreira solo e investirem em um novo desafio. Nos primeiros 2 anos de estrada foram produzidos, juntos à Odeon, os LPs: Passado, presente e futuro e Terra.

Após 2 anos de carreira Zé Rodrix alegando cansaço mediante à vida corrida que levava em São Paulo decide sair do conjunto e o trio se desfaz. Sá, Zé Rodrix e Guarabyra continuam suas carreiras separadamente.

Anos mais tarde, Sá e Guarabyra decidem se juntar novamente e gravam um dos maiores sucesso da dupla: Roque Santeiro. Uma carreira recheada de sucessos e fãns marca a carreira desse dois gênios da música brasileira.

Em 2001, no Rock in Rio III, eis que o trio se refaz. Zé Rodrix se junta novamente a dupla que começara junto em 71 e lançam o disco Reencontro: 30 aos de Rock Rural.

Em 2009 o trio se desfaz com a morte do grande Zé Rodrix, mas Sá e Guarabyra continuam junto na estrada escrevendo um pouco mais da história da música brasileira.


NINE BELOW ZERO



O início do Nine Below Zero tem sua origem no sul de Londres, durante o ano de 1977, em meio ao boom do punk-rock.
Entretanto, ao contrário do que se podia imaginar, sua principal fonte de inspiração vem do outro lado do oceano, mais precisamente do blues clássico de Chicago, e sua formação básica consiste de guitarra, baixo, gaita e bateria. Outras influências a se destacar são os britânicos The Who e The Kinks.
Ao longo de sua carreira o Nine Below Zero já lançou 11 álbuns e continua a excursionar constantemente pela Grã Bretanha e pelo continente europeu. Uma curiosidade da banda inglesa é que nenhuma obra deles foi lançada no Brasil até hoje, todos os álbuns da banda no país são importados.

Um comentário: