Musical Box - 23/09/2010
Olá galera! O Musical Box desta quinta-feira traz pra você novamente uma programação de peso. E nós trazemos uma prévia do que vai rolar pra todo mundo ver que realmente o programa estará imperdível. Pra quem gosta de rock'n'roll, de misturar estilos e de conhecer coisas novas, dá uma olhada aí nas bandas que estarão no ar.
Black Sabbath
Para emendar com a semana passada quando o rock'n'roll inglês esteve bastante presente na programação, desta vez o Musical Box leva até vocês o Black Sabbath. Considerados como um dos primeiros grupos de heavy metal da história, a banda, que nasceu em 1968, fez muito sucesso com a voz incomparável de Ozzy Osbourne. o vocalista permaneceu no Black Sabbath por 11 anos até ser afastado por causa de seu uso excessivo de drogas e álcool. A banda já vendeu cem milhões de cópias de seus álbuns até os dias atuais.
Rory Gallagher
Músico irlandês que dos 47 anos que passou aqui pela Terra esteve nos palcos durante 32 deles. Começou a carreira tocando no power trio Taste, que tocava um blues misturado com rock e jazz, mas logo seguiu para carreira solo. Rory era conhecido por gostar do constante contato com o público e habilidade de contagiar e divertir quem o ouvia. Seu estilo era um blues elétrico largado que deu a ele status de um dos melhores guitarristas do mundo. Rory Gallagher morreu em 1995 por causa de uma infecção hospitalar, adquirida quando fez uma cirurgia de transplante de fígado.
Grand Funk Railroad
Banda nascida em Flint, Michigan, EUA, em 1968, no auge do rock'n'roll em todo o mundo. O Grand Funk teve um sucesso inicial avassalador e chegou a superar os Beatles vendendo a lotação completa do Shea Stadium em New York - 12 mil lugares - em apenas 72 horas. Fazendo um hard rock pesado, a banda atravessou vários períodos e se sustenta até hoje nos palcos. O nome foi inspirado na estrada de ferro de Flint, Grand Trunk Western. Vale a pena conferir!
Jethro Tull
Composta atualmente pelos músicos Ian Anderson, Martin Barre, Doane Perry, Andrew Giddings e Jonathan Noyce, Jethro Tull é uma ótima opção para quem gosta de um estilo de rock progressivo, com influências psicodélicas e folk. A banda inglesa de Blackpoll é marcada por suas músicas elaboradas, instrumentos variados e álbuns bem conceituados. Não dá pra perder, o negócio é ouvir e curtir a qualidade musical!
Na programação desta quinta, o Musical Box traz algumas das principais atrações dos anos 70 e 80 no mundo do Rock, grandes sucessos do trio formado por Sá, Rodrix e Guarabyra e uma banda do sul de Londres pouco falada aqui no Brasil, mas de muita qualidade e pegada musical, o Nine Below Zero.
Vamos conhecer um pouco mais do que vem por aí...
ROCK ANOS 70
Para começar o programa, nada melhor do que o clássico. A escolha conseguiu mesclar diferentes estilos sem deixar a pegada característica dessa época de ouro para o rock'n'roll. A set list começa com The Marshall Tucker Band, da Carolina do Sul. A banda mistura o jazz e o blues ao rock e, por isso mesmo, usa a flauta para dar a liga em suas canções. Eles fizeram muito sucesso nos Estados Unidos com sua primeira formação de 1972 a 1983 e só foram voltar em 1988, depois de superarem a morte do baixista Tommy Caldwell, e fazem apresentações até os dias atuais.
Na sequência, o rock contagiante dos Rolling Stones acendem os ouvintes. Comandada por Mick Jagger, a banda britânica já vendeu 200 milhões de discos no mundo todo e apesar de ter sido formada em 1962, tem seu auge na década de 70, invadindo as paradas norte-americanas. Em quase 50 anos de carreira, já tocaram desde o rhythm and blues até o rock psicodélico.
A terceira da noite também vem da Inglaterra. Mesmo não sendo muito conhecida no Brasil, a banda Traffic influenciou muitas outras com seu rock progressivo inovador. No início da década de 70, a som composto por pegadas de jazz e folk para formação de uma música progressiva fez a diferença e foi motivo do sucesso.
Fechando o bloco, o Musical Box viaja novamente para o sul dos Estados Unidos, onde encontra o Lynyrd Skynyrd, banda que atingiu o público mundial apenas após a morte de alguns integrantes em um acidente aéreo em 1977. O Lynyrd tem uma característica da década que não é tão encontrada nas anteriores, a pegada country, que se mistura com o hard rock. A banda se apresenta com uma nova formação até os dias atuais.
SÁ, RODRIX E GUARABYRA
Luís Carlos Sá, Zé Rodrix e Gutemberg Guarabyra foi um trio de grande sucesso das décadas de 70 e 80 que deu vida a um estilo musical, crescente na época, o chamado Rock Cultural. Um estilo de som diferente, onde nota-se a grande influência do ritmo do rock, raízes sertanejas e uma linguagem de tom poética.
O trio surge em 1971 quando Luís Carlos Sá, Zé Rodrix e Gutemberg Guarabyra decidem largar a carreira solo e investirem em um novo desafio. Nos primeiros 2 anos de estrada foram produzidos, juntos à Odeon, os LPs: Passado, presente e futuro e Terra.
Em 2001, no Rock in Rio III, eis que o trio se refaz. Zé Rodrix se junta novamente a dupla que começara junto em 71 e lançam o disco Reencontro: 30 aos de Rock Rural.
Em 2009 o trio se desfaz com a morte do grande Zé Rodrix, mas Sá e Guarabyra continuam junto na estrada escrevendo um pouco mais da história da música brasileira.
NINE BELOW ZERO
O início do Nine Below Zero tem sua origem no sul de Londres, durante o ano de 1977, em meio ao boom do punk-rock.
Entretanto, ao contrário do que se podia imaginar, sua principal fonte de inspiração vem do outro lado do oceano, mais precisamente do blues clássico de Chicago, e sua formação básica consiste de guitarra, baixo, gaita e bateria. Outras influências a se destacar são os britânicos The Who e The Kinks.
Ao longo de sua carreira o Nine Below Zero já lançou 11 álbuns e continua a excursionar constantemente pela Grã Bretanha e pelo continente europeu. Uma curiosidade da banda inglesa é que nenhuma obra deles foi lançada no Brasil até hoje, todos os álbuns da banda no país são importados.